O que é arcano pessoal? Saiba como as cartas do Tarot revelam sua missão de vida!

Entender o que é arcano pessoal pode revelar aspectos-chave da sua vida. O Tarot é um oráculo composto de 22 arcanos maiores, e 56 arcanos menores, com uma tradição milenar. Com ele, é possível fazer previsões para o futuro, analisar sonhos e aconselhar o consulente sobre questões da sua vida.

É claro, para que isso seja possível, é necessário que o consulente procure uma pessoa que realmente saiba interpretar as cartas do baralho, e possa fornecer uma leitura coerente e assertiva. Mas, abrir o baralho de Tarot para fazer previsões não é a única utilidade dessa ferramenta mística.

Quando você descobrir o que é arcano pessoal, verá que o Tarot é uma ferramenta valiosa, que pode oferecer informações inclusive sobre sua missão na vida atual, características da sua personalidade, e obstáculos a serem superados. Continue lendo e confira!

Então, o que é arcano pessoal?

O arcano pessoal é a sua carta pessoal do baralho de Tarot, associada a sua vida nessa encarnação e a sua personalidade. Ou seja, representa aspectos únicos e profundos sobre o jeito de ser e da jornada espiritual de cada indivíduo. Por isso mesmo, cada pessoa tem o seu.

Além disso, o arcano pessoal também simboliza a essência e as lições de vida que uma pessoa deve aprender e vivenciar. Portanto, oferece informações valiosas sobre as características, desafios e potenciais que influenciam o percurso de uma pessoa.

Ao descobrir o que é arcano pessoal e como ele influencia sua vida, você também irá perceber que esse arcano é contado apenas entre os arcanos maiores do baralho. Portanto, deve ser necessariamente uma das 22 cartas principais do Tarot, que são justamente as mais importantes desse oráculo.

O Arcano pessoal e o seu propósito de vida

Cada arcano possui uma rica simbologia e uma narrativa única, que, quando compreendidas, podem ajudar a pessoa a alinhar-se com seu verdadeiro propósito de vida e essência. Dessa forma, o estudo do seu arcano pessoal permite que você trabalhe melhor suas questões internas, o que também se reflete na sua vida no mundo externo.

Por exemplo, se o seu arcano pessoal for o Mago, isso pode indicar uma vida focada em habilidades, criatividade e a capacidade de manifestar desejos e intenções. Já o arcano da Imperatriz pode sugerir uma vida rica em amor, fertilidade e crescimento, e assim por diante.

Portanto, o arcano pessoal serve como um guia espiritual, proporcionando orientações sobre como lidar com as dificuldades e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem na vida. Com ele, você consegue aprofundar sua jornada de autoconhecimento, e pode desenvolver ainda mais seus potenciais.

Características dos arcanos pessoais

O que é arcano pessoal
O que é arcano pessoal

Cada arcano possui suas próprias características, e elas estão alinhadas com as características originais dos arcanos maiores do baralho. Abaixo, resumimos para você quais os principais aspectos de cada arcano maior. Confira!

I – O Mago: está relacionado a habilidade, criatividade, poder de manifestação. Possuia a capacidade de transformar ideias em realidade e dominar recursos ao seu dispor.

II – A Sacerdotisa: relacionada a intuição, mistério, conhecimento oculto. Representa sabedoria interior e a conexão com o inconsciente.

III – A Imperatriz: associada a fertilidade, abundância, amor maternal. É símbolo de nutrição, crescimento e prosperidade em todas as formas de vida.

IV – O Imperador: relacionado a autoridade, estrutura, liderança, estabilidade, controle e o estabelecimento de ordem e regras.

V – O Hierofante: é um arcano ligado a tradição, espiritualidade, sabedoria. Guia espiritual, mentor e representante de normas culturais e religiosas.

VI – Os Enamorados/Os Amantes: carta ligada ao amor, escolha, dualidade. Representa harmonia nos relacionamentos e a necessidade de decisões importantes.

VII – O Carro: ligado a vontade, triunfo, movimento. Representa determinação e direção, sucesso através da força de vontade e autodisciplina.

VIII – A Justiça: relacionado a equilíbrio, verdade, justiça. Representa a reflexão sobre ética, imparcialidade e as consequências das ações.

IX – O Eremita: indica sabedoria, introspecção, solitude, busca interior, meditação e orientação através do conhecimento solitário.

X – A Roda da Fortuna: indica especialmente mudança, destino e início de novos ciclos. Relacionada ainda á flutuações da sorte e inevitabilidade das mudanças cíclicas da vida.

XI – A Força: indica coragem, domínio, compaixão. Simboliza poder interior, paciência e a capacidade de enfrentar desafios com graça.

XII – O Enforcado: relacionado a sacrifícios, nova perspectiva, aceitação. Necessidade de deixar ir, mudança de ponto de vista e entrega.

XIII – A Morte: carta que indica a transformação, fim, renovação. Representa transição, encerramento de ciclos e novos começos após a mudança.

XIV – A Temperança: um arcano ligado a moderação, equilíbrio, harmonia. Representa a integração de opostos, paciência e o caminho do meio.

XV – O Diabo: carta relacionada ao apego, materialismo, tentação. Representa especialmente a escravidão aos desejos, ilusões e a necessidade de libertação.

XVI – A Torre: indica ruína, revelação, mudança abrupta. É um arcano que representa a desconstrução, revelações chocantes e a necessidade de recomeço.

XVII – A Estrela: representa esperança, inspiração, espiritualidade. Ligada a renovação da fé, clareza e guia espiritual após a adversidade.

XVIII – A Lua: indica principalmente ilusão, intuição, mistério. Incertezas, sonhos e a jornada através do inconsciente e da imaginação.

XIX – O Sol: relacionado a alegria, sucesso, clareza. Representa felicidade, vitalidade e realização pessoal com transparência e verdade.

XX – O Julgamento: carta ligada ao renascimento, avaliação, despertar. Indica necessidade de autoavaliação, redenção e novos começos através da compreensão.

XXI – O Mundo: relacionado a realização, integração, completude. Indica a finalização de um ciclo, plenitude e harmonia com o universo.

XXII – O Louco: representa início, liberdade, potencial infinito. Ligado a aventuras, novas possibilidades e a coragem de seguir o coração.

Como descobrir o seu arcano pessoal?

Há duas formas de descobrir qual é o seu arcano pessoal: através do seu nome e através da sua data de nascimento. Para usar o seu nome, primeiro atribua um valor numérico a cada letra do seu nome completo, seguindo a ordem alfabética (A=1, B=2, C=3, etc.).

Depois, some todos os números correspondentes às letras do seu nome até obter um número entre 1 e 22. Caso obtenha um número maior que 22, some novamente os dígitos, até chegar em um número entre 1 e 22.

Já para usar a sua data de nascimento, você deve somar os dígitos do seu aniversário até obter um número entre 1 e 22. Por exemplo, se você nasceu em 15 de março de 1990, a soma seria: 1 + 5 (dia) + 3 (mês) + 1 + 9 + 9 + 0 (ano) = 28. Nesse caso, assim como o método usando seu nome, some mais uma vez (2+8), para obter o arcano pessoal número 10.

Como descobrir o seu arcano pessoal pelo nome?

Você já aprendeu a calcular o seu arcano pessoal pela data de nascimento, mas saiba que há outra forma de determinar o seu arcano: pelo seu nome de batismo.

Embora esse cálculo seja um pouco mais complexo, com a nossa ajuda você pode encontrar o seu arcano pessoal usando a nossa ferramenta especializada. É simples: clique aqui, digite o seu nome e obtenha uma análise detalhada do seu arcano pessoal e do seu significado!

Gabi Estrela

Gabi Estrela é astróloga e taróloga dedicada a ajudar você a superar os momentos difíceis da vida. Especialista em Tarot, Baralho Cigano, Mapa Astral, Revolução Solar e Sinastria Astral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo