Os 12 discípulos de Jesus: nomes e biografias

Todo cristão já se deparou em algum momento, ao ler a Bíblia, sobre os nomes dos 12 discípulos de Jesus. Todos eles foram escolhidos por Jesus após Ele se retirar para rezar, durante uma noite.

Os 12 discípulos de Jesus foram escolhidos para ajudá-lo em sua missão: a de evangelizar os povos, de levar a palavra de Deus. Cada um deles, com seus defeitos e debilidades, O acompanharam durante sua vida, sendo verdadeiras testemunhas de fé.

Agora veremos os nomes dos 12 discípulos de Jesus e qual sua importância na evangelização.

Quais são os nomes dos 12 discípulos de Jesus?

De acordo com o evangelho de Lucas 6, 12-19, os nomes dos 12 discípulos de Jesus são:

“Simão a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

Os 12 discípulos de Jesus tiveram grande importância ao levar Sua palavra aos povos. Tanto que o próprio Jesus também afirmou que:

“Quem vos recebe, a Mim recebe” (Mt 10, 40; cf. Lc 10, 16).

Todos eles acompanharam Jesus durante Seu ministério, inclusive em momentos como Sua Ressurreição entre os mortos e até mesmo durante a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos.

Qual é o significado dos 12 discípulos de Jesus?

Para quem estuda a sagrada escritura, a referência do número 12 remete diretamente às doze tribos de Israel. Foi com elas que Deus fez sua aliança no Monte Sinai e se constituíram o antigo povo de Deus.

Os 12 discípulos de Jesus foram escolhidos para unificar os povos e levar a palavra de Deus aos homens. Sobre eles foi encarregada a fundação da Igreja, ou seja, os discípulos foram o alicerce do que hoje conhecemos como a Igreja de Jesus.

Devido a que a antiga aliança de Deus com o povo de Israel não ter sido suficiente para salvá-los do pecado, uma nova oportunidade foi dada à humanidade, e ela seria através da vinda de Jesus.

É essa a nova e única aliança entre Deus e os homens: Ele ter oferecido Seu próprio filho para a construção de Sua Igreja. Os 12 discípulos são, além de testemunhas, os novos pregadores de Sua palavra, anunciando Sua ressurreição entre os mortos e Seu Reino.

Conheça os 12 discípulos de Jesus

Os 12 discípulos de Jesus
Os 12 discípulos de Jesus

Como você leu, foram os 12 discípulos de Jesus os encarregados de levar a palavra de Deus aos povos. Eles foram os líderes do que chamamos de Igreja Primitiva, ensinando as pessoas o que eles aprenderam com Jesus.

Após a ressurreição de Jesus, todos eles viajaram para outros países a fim de anunciarem a palavra divina. Seus testemunhos permaneceram escritos em seus Evangelhos, que também podem nos guiar na vida religiosa.

Simão (Pedro)

Foi Simão um dos mais atuantes na propagação e expansão do Evangelho pelo mundo. Ele era pescador e Jesus o tornou um pescador de homens (Lucas 5:8). Quando pescador, ele foi sócio de Tiago e João, ambos filhos de Zebedeu. Todos eles trabalhavam às margens do Mar da Galileia, junto com André, irmão de Simão, quem o apresentou a Jesus (João 1:40-41).

Com um caráter forte, Simão teve momentos de provação. Teve dúvidas ao andar sobre as águas e se afundou (Mateus 14:28-31). Também negou Jesus por 3 vezes (João 21:15-17), mas depois se arrependeu profundamente (Mateus 26:75).

Apesar de tudo, foi ele o escolhido por Jesus para ser a “pedra” fundamental de Sua Igreja (Mateus 16:18-20). Após sua conversão (Atos 1:8), Simão conseguiu converter mais de 3 mil pessoas (Atos 2:40-41).

De um homem que fraquejou e negou Jesus, ele levou a palavra de Deus aos povos, além de realizar várias ações, como curar os enfermos. Não se sabe muito sobre sua morte, mas de acordo com a tradição, Simão foi crucificado de cabeça para baixo, por se recusar ser martirizado como Jesus.

André

André era irmão de Simão Pedro (João 1:40) e também era pescador. Foi ele quem encontrou Jesus e o quis apresentá-lo ao seu irmão.

Antes de ser discípulo de Jesus, André esteve no sermão no Monte das Oliveiras, quando Jesus fez revelações sobre o fim dos tempos. Também esteve presente na multiplicação dos pães e dos peixes (João 6:8-10).

O irmão de Simão Pedro testemunhou a ascensão de Jesus (Atos 1:13-14).

Tiago, filho de Zebedeu

Conhecido como “Tiago, o Maior” ou o mais velho, ele era irmão de João. Ambos eram chamados de “filhos do trovão” por Jesus (Marcos 3:17).

Tiago era pescador e trabalhava com seu pai em sociedade com Simão e André.

Ele foi o único a ter seu martírio registrado na Sagrada Escritura. Tiago morreu a mando de Herodes Agripa I (Atos 12:1-2).

João

O “discípulo a quem Jesus amava” fez parte do círculo mais próximo de Jesus. Ele era o mais jovem entre os 12 discípulos de Jesus, além de ser irmão de Tiago.

Seu Evangelho está na Sagrada Escritura e é possível ver detalhes de sua participação. João também acompanhou Jesus até Sua crucificação. Foi a ele quem Jesus confere a responsabilidade de cuidar de sua mãe, Maria (João 19:26-27).

Com seu exílio, João recebeu as visões, que deram origem à revelação do Apocalipse (Apocalipse 1:1-2). Só após a morte do imperador Domiciano, João voltou a Éfeso. Morreu de morte natural, aos 94 anos, algo incomum para a época.

Felipe

Foi o terceiro discípulo a ser convocado por Jesus (João 1:43). Assim que aceitou o chamado, Felipe comentou sobre Jesus a Bartolomeu (Natanael), que também virou discípulo.

Ele participou de vários milagres realizados por Jesus e morreu crucificado e apedrejado.

Bartolomeu (Natanael)

Não existem muitas referências a esse discípulo. Seu nome aparece somente na lista dos apóstolos (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14-16; Atos dos Apóstolos 1:13). Acredita-se que Bartolomeu e Natanael sejam a mesma pessoa.

De acordo aos poucos registros existentes, ele teria sido esfolado e crucificado de ponta cabeça. Outra versão afirma que ele foi açoitado até morrer.

Tomé

Conhecido como “Dídimo”, que significa “gêmeo” em grego, Tomé tem poucas citações nos Evangelhos.

Após a ressurreição de Jesus, Ele o teria repreendido dizendo “Pare de duvidar e creia” (João 20:27).

Mateus

Talvez o único que tinha boas condições financeiras entre os 12 discípulos de Jesus, porque era recolhedor de impostos a serviço do Império Romano, algo condenável pela sociedade judaica da época (Mateus 9:9).

Tiago, filho de Alfeu

Há poucos detalhes sobre a vida de Tiago, que é mais conhecido como “Tiago, o Menor”. Não há muitas informações sobre esse discípulo e são poucas as citações bíblicas onde ele aparece (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:12-16; Atos dos Apóstolos 1:13).

Tadeu (Judas)

Também há poucas informações sobre esse discípulo de Jesus. É frequentemente confundido com Judas Iscariotes.

Entre as poucas referências é possível mencionar quando Tadeu pergunta a Jesus quando seria sua manifestação pública (João 14:22).

Simão, o Zelote

Outro discípulo que possui poucas referências nas Sagradas Escrituras. O nome “zelote” é da facção judaica existente na época de Jesus, que defendia uma revolução armada contra os romanos.

Judas Iscariotes

Este foi o discípulo traidor de Jesus. Filho de Simão Iscariotes, seu nome faz referência ao lugar onde ele nasceu, “Quiritote”, uma antiga cidade. Talvez ele seja um dos discípulos com mais referências na Bíblia.

Por entregar Jesus, ele recebeu uma quantia em prata. Após a traição, ele passou a sentir remorso do seu feito. Jogou as moedas recebidas no templo e se enforcou depois (Mateus 27:5).

Conclusão

Agora que você sabe os nomes dos 12 discípulos de Jesus e um pouco de suas histórias, consegue também entender o papel de cada um deles na evangelização.

Todos eles, homens com grandes virtudes e erros, foram capazes de continuar o legado de Jesus, mantendo-o inclusive na Sagrada Escritura até hoje.

Gostou deste artigo? Confira outros sobre espiritualidade aqui no Cosmosfala clicando aqui!

FAQ: Mais algumas dúvidas frequentes sobre os discípulos

Os dois irmãos entre os discípulos de Jesus eram Tiago e João, filhos de Zebedeu. Conhecidos como os "Filhos do Trovão," eles estavam entre os discípulos mais próximos de Jesus e desempenharam papéis importantes no ministério de Cristo.

O discípulo que traiu Jesus foi Judas Iscariotes. Ele entregou Jesus aos líderes religiosos por trinta moedas de prata, um ato que levou à crucificação de Cristo. Judas posteriormente se arrependeu e, tomado pela culpa, tirou a própria vida.

O discípulo que duvidou da ressurreição de Jesus até vê-lo pessoalmente foi Tomé. Conhecido como "Tomé, o Dídimo" ou "Tomé, o Incrédulo," ele declarou que não acreditaria na ressurreição até ver e tocar as feridas de Jesus, o que eventualmente aconteceu, fortalecendo sua fé.

O discípulo que Jesus amava era João. Este título, frequentemente mencionado no Evangelho de João, destaca o relacionamento especial e próximo que ele tinha com Jesus. João é também autor do Evangelho que leva seu nome, das três epístolas de João e do Apocalipse.

Jimena Bautista

Jimena Bautista é uma jornalista apaixonada por pets, com mais de 10 anos de experiência. Conectada à espiritualidade, ela compartilha dicas inspiradoras para ajudar você a se tornar uma pessoa melhor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
add_action('wp_footer', function () { ?>